14 de janeiro de 2009

Amado

Fotos:

Eu não sei como começar a descrever a experiência de ter ido jantar no Amado, não sei se começo falando da beleza e do extremo bom gosto do local, ou se falo das idéias brilhantes e da excelente técnica do Chef Edinho. Realmente não sei por onde começar. Já fazia muito tempo desde que eu tinha começado ler a respeito do restaurante Amado e sobre o Chef Edinho e eu ficava imaginando o dia que eu iria lá, para poder constatar tudo aquilo que se dia a respeito dos dois. Tudo que eu lia a respeito tratava o Amado como um restaurante de alta gastronomia em Salvador, e alta gastronomia me fazia pensar altos preços, do tipo que você deve juntar alguns meses para não precisar apertar o cartão de crédito. Porém, para completar toda a minha felicidade com a minha ida ao restaurante, o preço é justo e totalmente accessível.

Localizado na Avenida Contorno, próximo ao Museu de Arte moderna e o Soho, na vista mais bonita de salvador, o Amado tem um clima completo de, digamos assim, perfeição. Uma bela vista, bela decoração, excelentes pratos, excelentes vinhos e um atendimento impecável. É simplesmente uma experiência única.

O Amado é um restaurante de comida contemporânea, o que nem sempre é uma definição clara para as pessoas. Para mim a comida contemporânea é a união de ingredientes de diferentes culinárias, diferentes técnicas, junto à criação e algumas vezes recriação de pratos, com ousadia, mas sem perder a identidade do prato o dos alimentos usados nele. Tenho certeza que continuou pouco claro para alguns, mas, tudo bem, é só dar uma olhada no cardápio no site, que vai ficar bem melhor.

O ambiente é discreto e muito bem elaborado, em harmonia perfeita com a vista para a Baía de todos os santos, o que torna o local bastante confortável. A entrada no restaurante é marcada pela grande porta de madeira que tira da sua mente qualquer padrão visto na cidade, e ao entrar, é impossível não notar a beleza do lugar, com uma luz discreta, móveis escolhidos a dedo e a bela vista para o mar. Existem duas opções de escolha de mesa no restaurante, no salão ou na varanda, sendo que a melhor opção depende de muita coisa. Garanto que qualquer que seja o local escolhido não irá haver arrependimentos, no máximo poderá achar que o outro lugar seria ainda melhor. Bom, qualquer que seja a escolha é altamente recomendado fazer reservas, pois o restaurante não foi feito para atender muitas pessoas, pois são poucas mesas e acredito que isso proposital, o que demonstra mais ainda que o interesse do Amado não é vender comida e sim, fazer um serviço de extrema sofisticação, com a maior nível de atenção e dedicação à cada prato.

O atendimento é como já era de se esperar, impecável, com funcionários atenciosos e muito bem treinados. O próprio chef Edinho Engel que é o proprietário do restaurante é uma pessoa extremamente simpática, sem deixar de citar, é claro, a excelência dele. Muito bem reconhecida e cada dia mais oficializada com os diversos prêmios consecutivos que ele vem recebendo.

Bom, o Amado é isso! É acima de um restaurante é uma experiência, que pra mim foi excelente, superou todas as minhas expectativas sobre o lugar, sobre a comida, sobre o atendimento e sobre qualquer outro pensamento que eu já tinha antes. Voltarei lá em breve, recomendo que vá também, e veja que não é possível demonstrar com palavras o que é o Amado.

Fotos:

Comida
Ambiente
Atendimento

Um comentário:

Anônimo disse...

O ambiente é super! Mas o atendimento fiquei decepcionada. Existe bastante cortesia mas os garçons eram muito desatentos. Demoravam a voltar a mesa para saber se precisavamos de algo. Precisamos esperar pela chegada do garçon com os copos de vinhso vazios bastante tempo. O que me deixou chateada. A garrafa não fica proximo a nos - se estivesse nos mesmo serviriamos.

O prato estava bem saboroso. O risoto negro divino. mas provei outros pratos da mesa e não achei isso tudo. O galeto é bem mais ou menos.

É caro e o ambiente vale a pena. mas pelo conjunto da obra, prefiro visitar outros lugares.

Paula